UROLOGIA PEDIATRICA

Aborda as doenças urológicas que acometem as crianças

UROGINECOLOGIA

Tratamento de doenças do trato urinário feminino como a incontinência urinária e prolapsos genitais (“bexiga caída”)

VIDEOLAPAROSCOPIA

Técnica minimamente invasiva que, na urologia, pode ser utilizada para tratamento de tumores, malformações, alguns casos de cálculos e demais complicações relacionadas

ONCOLOGIA UROLÓGICA

Tratamento de tumores genitais masculinos (próstata, pênis, testículos) e os tumores do trato urinário de ambos os sexos (rim, bexiga, ureteres e uretra)

ENDOUROLOGIA

Tratamento de doenças urológicas sem incisões ou utilizando pequenos cortes. Pode ser utilizada no tratamento de cálculos, tumores, obstrução do trato urinário causado pela próstata e demais complicações relacionadas

LITÍASE

Área que dedica-se ao tratamento dos cálculos urinários, assim como medidas para a sua prevenção

INFERTILIDADE MASCULINA

Área da urologia que atua nas doenças masculinas que impedem a gravidez da sua parceira

Perguntas e Respostas

O urologista é o médico especialista que trata as doenças do trato urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga e uretra) e também alterações no aparelho genital masculino que é composto pelos testículos, próstata, vesículas seminais e pênis.

Sim. O urologista é o especialista responsável pelo tratamento de todas as doenças do aparelho urinário feminino. Por exemplo, as doenças como incontinência urinária, pedras nos rins, infecções urinárias, tumor de rim, tumor de bexiga e etc, são tratadas pelo urologista.

Não existe uma idade correta para iniciar o acompanhamento. O urologista atende desde crianças até idosos. Algumas malformações no aparelho genital masculino ou trato urinário devem ser corrigidas ainda na infância e necessitam da avaliação de um especialista nessa área.

Nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Urologista está reforçando a importância dos adolescentes consultarem com o urologista mesmo sem nenhum sintoma ou queixa. Essa atitude tem o objetivo de educar os adolescentes com relação a infeções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, sexualidade e etc, assim como identificar alguma doença ainda não diagnosticada.

Com relação aos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata, é recomendado que o homem inicie o acompanhamento aos 50 anos ou aos 45 anos se for negro ou possuir algum familiar (pai, irmão, tios) com diagnóstico de câncer de próstata.

No inicio da avaliação são realizados exames de sangue com a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. Quando houver alguma alteração, é necessário prosseguir a investigação com exames mais detalhados. A biópsia de próstata é o único exame que consegue diagnosticar o câncer e ela deve ser solicitada sempre que houver suspeita dessa doença. Eventualmente, o urologista pode solicitar uma ressonância magnética para avaliar melhor a próstata e aumentar a acurácia da biópsia.

O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas nas fases iniciais. Os sintomas urinário costumam surgir quando o tumor atinge um volume maior e comprime a uretra (canal da urina). Nessa fase, o paciente apresenta jato da urina fraco, gotejamento após urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária e até mesmo sangue na urina. É importante ressaltar que esses sintomas são muito semelhantes aos da Hiperplasia Prostática que é o aumento benigno da próstata e possui um tratamento completamente diferente do câncer. Por isso se faz necessário o atendimento com o urologista para um diagnóstico e tratamento corretos.